quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Avaliações Diagnósticas 6º ao 9º ano

Avaliação Diagnóstica

O que é?

O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.

Quais são seus objetivos?

Fundamentalmente identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.

Quais as suas características?

Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.

Para que servem os seus resultados?

As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
 
 
 
 
Bom trabalho!
Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

6 comentários:

  1. Olá Ruanna,
    O gabarito da avaliação diagnóstica ( 7° ano), tem como resposta para o item 8, a alternativa "C", acredito que o correto seja a alternativa"B". Dá uma conferida lá. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer o iten 6 da avaliação do 7° ano e não 8 como postei antes!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Realmente, o gabarito está incorreto. A alternativa correta é a letra B. Peço desculpas e agradeço a colaboração e participação no blog. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. E nas questões 5 e 6 do 7 ano no gabarito está as respostas como letra C, acredito q seja a letra B nas duas. Confere pfv =)

    ResponderExcluir
  5. eu fiz as contas de novo, desconsidere o q falei antes

    ResponderExcluir
  6. Ruanna Guido, boa noite!

    Estou encantada com o seu blog. Parabéns! Mas estive olhando as avaliações diagnósticas do 6º ano e percebi que ao entrar no MAPA da avaliação diagnóstica do 6º ano aparece uma avaliação diagnóstica do 9º ano e não o mapa do 6º ano. Dê uma olhada.


    ResponderExcluir