quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Brincando com a Matemática

O fascinante mundo da matemática não começa quando a criança aprende a realizar as primeiras somas e subtrações. As noções necessárias para chegar a este momento se estabelecem bem antes. Sugerimos aqui uma série de jogos para que seus filhos possam incorporá-las.



Jogo de obstáculos
Este é um jogo ideal para praticar as relações espaciais. Lembrese, as crianças costumam perceber melhor a oposição entre cada uma destas noções do que separadamente. Ou seja, a princípio é mais fácil que respondam o que está dentro e, imediatamente depois, o que está fora, do que explorar estes conceitos em uma série mais ampla (dentro, fora, embaixo, em cima).

Coloque no chão uma série de obstáculos e um pote ou bandeja com doces no final do caminho. Vende os olhos da criança e a oriente com dicas até que a criança alcance a meta. Por exemplo, avançar para frente e para trás, passar por dentro de um aro, subir sobre uma almofada, passar por baixo de um banco.
Jogos de encaixe São fantásticos para ensinar a criança a reconhecer as formas geométricas. Existem vários modelos, dos mais simples aos mais complexos.

Normalmente, consistem em uma caixa com orifícios na tampa onde se encaixam objetos de formas quadradas, circulares ou triangulares.
Se a criança for pequena, deve tentar encaixar as peças por tentativa e erro. Ou seja, se não conseguir inserir a peça em um dos orifícios, tentará em outro. Mais adiante, ela deve primeiro identificar a peça para depois encaixá-la no lugar correto.


Famílias de objetos
Desenhe com giz vários círculos no chão. Dentro destes círculos, desenhe outros menores. Peça a seu filho que forme famílias de brinquedos segundo a quantidade determinada dentro de cada círculo grande. Por exemplo, formar uma família de bolas cujo número coincida com a quantidade de pequenos círculos dentro de um círculo grande. Depois, formar outra família feita de objetos com rodas ou bonecos de pelúcia.


Caixas para contar
Este jogo é ideal para crianças de quatro ou cinco anos. Nesta idade, elas começam a reconhecer os números e podem contar com objetos concretos.
Escreva números dentro de uma caixa com compartimentos. Dê a seu filho botões, grãos ou bolas de gude e peça que ele preencha cada compartimento com o número correto destes objetos.


O Pequeno chef
Enquanto ajuda você a cozinhar, seu filho pode realizar muitas operações matemáticas: contar os biscoitos que cabem em um pote ou acrescentar biscoitos a outro.
Você pode ensiná-lo a subtrair perguntando quantos biscoitos sobram se ele comer um deles. E também a multiplicar: para que cada membro da família coma dois biscoitos, quantos devemos fazer?
A cozinha também serve para introduzir conceitos de medida, peso e volume. Com certeza, seu filho vai adorar ajudar você a medir os ingredientes líquidos e pesar os sólidos.

Fonte: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/brincando-com-a-matematica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário