sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sequência Didática Língua Portuguesa

     "As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

     Utilizamos as sequências didáticas em Língua Portuguesa para ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

     Para realizar as sequências didáticas é preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros."






Gostaria de parabenizar as analistas da SRE de Curvelo Isabella Siqueira e Tatiane Gonçalves pelo excelente trabalho!

Bom trabalho...

Beijinhos 

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP/CBC - SRE Caxambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário