quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Avaliações Diagnósticas para 9º ano

     A Superintendência Regional de Ensino de Caxambu realizou no 2º semestre letivo de 2013 a 2ª avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática elaborada pelos analistas do PIP / CBC de tais disciplinas.

2ª Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 2013
Gabarito
Mapa de Resultados


2ª Avaliação Diagnóstica de Matemática de 2013
Gabarito
Mapa de Resultados

     Após o mapeamento dos resultados dessas avaliações, os Analistas do PIP / CBC pontuaram quais as intervenções seriam necessárias e, para auxiliar nas mesmas, os analistas de Língua Portuguesa e Matemática elaboraram apostilas para intervenção pontual por descritor. Assim, os professores utilizariam essas apostilas para nortear os trabalhos a fim de consolidar as habilidades em defasagem.
     Vale ressaltar que a aplicação das atividades presentes nas apostilas como exercícios em sala de aula não é uma intervenção. A intervenção é feita a partir da exploração das atividades de forma a levar os alunos ao raciocínio e a construção do próprio conhecimento.
     Com o intuito de auxiliar também o trabalho de outros professores de diversos locais, seguem abaixo as apostilas de intervenção pontual de Língua Portuguesa e Matemática.

Apostila de Intervenção Pedagógica de Matemática
(Com todos os descritores da Matriz de Referência do PROEB)

Apostila de Intervenção Pedagógica de Língua Portuguesa
Matriz de Referência do PROEB
Descritor 01
Descritor 02
Descritor 03
Descritor 05
 
     Meus queridos professores e colegas de trabalho, espero que esse material os auxiliem no trabalho pontual com os descritores.
 
 
Bom trabalho!
Um beijo a todos
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Ruanna, boa noite. Sua página é maravilhosa!!! Parabéns. Sou Supervisora Pedagógica numa Escola Municipal em Santos Dumont/MG. Sempre pesquiso variedade de atividades objetivando enriquecer a Intervenção Pedagógica. Muito nos ajudou. A equipe de professoras da Escola gostaram muito.

    ResponderExcluir
  2. Página muito rica...exercícios muito bons o que muito me ajudou no sentido de dar suporte aos professores no processo de Intervenção Pedagógica.Parabens...Obrigada, boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii seu blog, as atividades...parabens...

    ResponderExcluir