Desde o ano de 2004, a Secretaria de Estado de
Educação de Minas Gerais vem buscando adaptações para que as escolas regulares
recebam alunos com deficiência. Junto a elas, vieram também inúmeros materiais
para auxiliar o trabalho nas escolas.
O Ambiente Virtual do Projeto Incluir tem um
vasto material disponível. Como muitos especialistas e professores têm grande
dificuldade de planejamento e trabalho com esses alunos, principalmente no que
se refere à construção dos Planos de Desenvolvimento Individuais, separei aqui
alguns documentos que podem auxiliá-los a entender melhor o funcionamento desse
instrumento. Para maior conhecimento, o site do Projeto Incluir possui todos os
materiais necessários acerca do assunto, basta apenas navegar.
Primeiramente, no texto Dois olhares sobre a avaliação pedagógica está uma discussão do papel da
escola frente aos alunos com necessidade de um plano individual de atendimento,
assim como uma estrutura exemplificada de um PDI. Isso pode auxiliar muito quem
ainda não tem conhecimento ou sabe como construir este documento.
No texto A avaliação na perspectiva da inclusão estão apontados a legislação acerca
do assunto e o foco que a escola, especialistas e professores devem ter sobre
esses alunos. Uma melhor compreensão acerca da inclusão e como deve ser seu
funcionamento e acompanhamento são fundamentais para o bom desempenho deste tipo
de projeto.
Existe também a Cartilha
do Projeto Incluir. Para os professores que ainda não tiveram contato algum
com este assunto, aqui estão expostos uma breve explanação da inclusão nas
escolas, uma explicação das adaptações necessárias ao projeto na recepção desses
alunos e a pontuação das principais deficiências e condutas típicas, assim como
as características das altas habilidades. Tudo de forma bastante objetiva, clara
e simples.
Por fim, este ano ainda, as escolas vão estar
recebendo uma cartilha da SEE MG com orientações para os professores trabalharem
com alunos que tenham Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade - TDA/H. Também disponível neste link
anterior. Esta cartilha vem para facilitar o trabalho do professor e sanar as
principais dúvidas acerca do assunto.
Fonte: Retirado do blog de História do PIP II CBC - SRE Caxambu >http://historiapipcaxambu.blogspot.com.br/<
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