"A resolução CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, destacando a importância de considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Salienta que a EJA precisa reparar a dívida histórica e social relacionada a uma parte da população brasileira, que teve negado o direito à educação; possibilitar seu reingresso no sistema educacional, oferecendo-lhe melhoria nos aspectos sociais, econômicos e educacionais; e buscar uma educação permanente, diversificada e universal.
De acordo com essas diretrizes, a EJA deve pautar-se pelos princípios de equidade, diferença e proporção, propondo um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
• a distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de propiciar um
patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades diante do direito à educação;
• a identificação e o reconhecimento da alteridade, própria e inseparável, dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores;
• a proporcionalidade, com disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica."
Celi Espasandin Lopes
Considerando essas proposições, organizei uma avaliação diagnóstica para a EJA Médio afim de nortear os professores na elaboração do planejamento anual para a turma citada.
Avaliação Diagnóstica para EJA Médio
Gabarito
Mapa de resultados
Espero que ajudem.
Beijinhos,
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu
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