Projeto "Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática".
A Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional atualmente em vigor deu nova identidade ao Ensino
Médio, conferindo-lhe o estatuto de direito de todo cidadão, dando-lhe um
caráter de finalização dos estudos com a complementação da educação
básica.
Essa mudança
tira de cena a idéia de um ensino meramente propedêutico, exigindo novas
orientações teóricas e metodológicas para o ensino, tanto no que tange os
conteúdos específicos, quanto aos procedimentos didático-pedagógicos.
Particularmente naqueles aspectos referentes ao ensino das Ciências da Natureza,
Matemática e suas tecnologias, novas competências e habilidades deverão ser
desenvolvidas visando um desvelamento das implicações da Ciência e da Tecnologia
nos modos de produção social, com conseqüências diretas nas modificações
ambientais.
A produção de
materiais didáticos visando auxiliar a implementação de reformas curriculares na
área de Ciências e Matemática remonta à década de 50, tendo na década de 70
passado a incorporar uma visão de ciência que considerava, em detrimento da
ênfase no produto, o processo para a aquisição de novos conhecimentos (Barra
& Lorentz, 1986).
Leia mais em http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/
Espero que gostem!
Beijinhos,
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu
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