terça-feira, 5 de março de 2013

IDEB

O que é o Ideb?

É o índice do Ministério da Educação (MEC) que mede o desempenho das escolas estaduais em todo o Brasil. Ele é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultados para o 5º e 9º anos do ensino fundamental. Há também um Ideb para o 3º ano do ensino médio. Contudo, ele é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola. O indicador é medido a cada dois anos, calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Transparência

Agora, as notas podem ser conhecidas através do site da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo é oferecer para a comunidade escolar um instrumento para acompanhar o desempenho da rede estadual de ensino e para definirmos políticas eficazes de intervenção pedagógica. A novidade acompanha decisão da Secretaria de Estado de Educação de instalar, em todas as escolas de ensino fundamental, em locais de fácil acesso e visibilidade, placas com os resultados do Ideb 2011 . Assim, pais, alunos e professores se tornam parceiros no desafio de melhorar o desempenho escolar.

Como consultar

É simples e rápido. Basta digitar o nome da escola, selecionar a localidade e verificar qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. É possível também consultar o índice da instituição nas últimas três avaliações (2007, 2009 e 2011). No caso da nota da escola em 2011, o Ideb estará identificado em uma régua com escala de 1 a 10. Já na consulta ao histórico, um gráfico de barras será gerado com os resultados da escola nos respectivos anos. Existe ainda, a possibilidade de ver, junto à nota da escola, a média da rede no município ao qual ela pertence.

Para consultar acesse: https://www.educacao.mg.gov.br/cidadao/ideb , digite o nome da sua escola e clique em Buscar.

Fonte:https://www.educacao.mg.gov.br/cidadao/ideb
 
 
 
Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário