quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Avaliações Diagnósticas para 9º ano

     A Superintendência Regional de Ensino de Caxambu realizou no 2º semestre letivo de 2013 a 2ª avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática elaborada pelos analistas do PIP / CBC de tais disciplinas.

2ª Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa de 2013
Gabarito
Mapa de Resultados


2ª Avaliação Diagnóstica de Matemática de 2013
Gabarito
Mapa de Resultados

     Após o mapeamento dos resultados dessas avaliações, os Analistas do PIP / CBC pontuaram quais as intervenções seriam necessárias e, para auxiliar nas mesmas, os analistas de Língua Portuguesa e Matemática elaboraram apostilas para intervenção pontual por descritor. Assim, os professores utilizariam essas apostilas para nortear os trabalhos a fim de consolidar as habilidades em defasagem.
     Vale ressaltar que a aplicação das atividades presentes nas apostilas como exercícios em sala de aula não é uma intervenção. A intervenção é feita a partir da exploração das atividades de forma a levar os alunos ao raciocínio e a construção do próprio conhecimento.
     Com o intuito de auxiliar também o trabalho de outros professores de diversos locais, seguem abaixo as apostilas de intervenção pontual de Língua Portuguesa e Matemática.

Apostila de Intervenção Pedagógica de Matemática
(Com todos os descritores da Matriz de Referência do PROEB)

Apostila de Intervenção Pedagógica de Língua Portuguesa
Matriz de Referência do PROEB
Descritor 01
Descritor 02
Descritor 03
Descritor 05
 
     Meus queridos professores e colegas de trabalho, espero que esse material os auxiliem no trabalho pontual com os descritores.
 
 
Bom trabalho!
Um beijo a todos
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

2º Congresso de Práticas Educacionais

     Entre os dias 07 a 11 de Outubro, mais de 450 educadores da rede estadual de ensino tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências que desenvolvem com seus alunos.  O ‘II Congresso de Práticas Educacionais: forma de planejar e agir do professor no cotidiano das escolas’ teve foco em iniciativas desenvolvidas com os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O Congresso é realizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
     As iniciativas apresentadas no Congresso foram selecionadas pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino. Cada regional indicou de três a cinco projetos pedagógicos voltados a temáticas diversas como: leitura, jogos matemáticos, cultura, esporte, alimentação saudável, meio ambiente e cidadania.

Mais de 450 educadores da rede estadual de ensino participaram do encontro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
Mais de 450 educadores da rede estadual de ensino participaram do encontro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

     Ao encerrar o Congresso, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância dos professores no processo de produção do conhecimento. “Não adianta nós acharmos que continuaremos a ser como foram nossos professores, a fonte exclusiva de informação. Hoje a informação está nas nuvens. Nós não somos mais a fonte de informação, mas temos um papel que ninguém tira para o professor e quanto mais informações estiverem circulando por aí, mais importante será esse papel. Nós somos o filtro, a bússola, o mapa de rota. Nenhum aluno pode abrir mão da figura do professor, porque nós que temos que guiá-los e orientá-los nesse universo enorme e complexo, que é o mundo de informações disponível agora para todos nós. A escola é o lugar onde a informação se transforma em conhecimento”.
     Já a diretora da Magistra, Ângela Dalben, destacou a qualidade dos projetos apresentantes. “O balanço do evento é muito positivo. Percebi que do ano passado para cá, as pessoas estão investindo em projetos para apresentar. Isso não significa que elas começaram a fazer coisas boas, na verdade elas já faziam coisas boas, mas estão procurando os melhores formatos para divulgar suas ideias. Nesse sentido, a gente observa que grande parte desses trabalhos têm características importantes. A primeira, as metodologias ativas. Os professores estão em sala de aula dialogando mais com seus alunos e fazendo com que eles sejam protagonistas. Um outro aspecto importante é que a escola passa a ser um centro de cultura e de articulação com a comunidade. Vários projetos fazem com que a sala de aula se expanda e abrace a própria comunidade da escola”.
     Todos os projetos selecionados foram registrados em um CD ROM que foram distribuídos aos participantes durante o Congresso. A publicação foi registrada na Biblioteca Nacional como anais do evento, recebendo o registro do ISBN (International Standard Book Number). A ideia é que o CD ROM seja utilizado como uma fonte de informação para os educadores no desenvolvimento de suas práticas educacionais.
     A professora de Geografia da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de João Pinheiro, Hellen Cássia dos Reis Souza, apresentou o projeto ‘ Expansão Urbana de João Pinheiro: Um olhar geográfico sobre duas rodas’. Apelidado pelos alunos de ‘Sou + bike’, a iniciativa estimula os estudantes a identificarem no município as características da expansão urbana estudadas em sala de aula. Para Hellen, apresentar o projeto no Congresso é uma oportunidade de trocar experiências e mostrar para seus colegas o trabalho feito na escola. “Esse Congresso está sendo maravilhoso. Estamos tendo contato com práticas desenvolvidas em escolas de todo o Estado. Já participei de três minicursos que vão me ajudar nas aulas”, ressalta.

Ao todo, foram oferecidos 18 minicursos. Fotos: Geanine Nogueira ACS/SEE
Ao todo, foram oferecidos 18 minicursos. Fotos: Geanine Nogueira ACS/SEE

Minicursos
     Durante o Congresso, os educadores tiveram a oportunidade de participar de minicursos voltados a temas como: ‘Praticas Pedagógicas e o diálogo do profissional da educação na contemporaneidade’, ‘Música do Corpo’; ‘Um novo olhar para o desenho’; ‘Escrever com prazer: escrita e tipos textuais’; e ‘Trabalho em equipe: os desafios da diversidade no espaço escolar’.   Ao todo, foram ofertados 18 minicursos.

Edição especial do programa Roda de Conversa
     Na última quinta-feira (10-10), uma edição especial do programa ‘Roda de Conversa’ atraiu a atenção dos educadores. Com o tema ‘Inclusão Social e a realidade educacional: os desafios da escola contemporânea’, a discussão contou com a participação da professora de filosofia nos cursos de serviço social e comércio exterior no Centro Universitário Una de Belo Horizonte e professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, Eliane Castro Vilassanti; das Cineastas Joana Oliveira e Cristina Maure; e da vice-diretora da Magistra, Paula Cambraia de Mendonça Vianna.
     O programa abordou a inclusão do ponto de vista da educação, os desafios da inclusão na escola contemporânea, envolvendo portador de deficiência, o problema do bullying e a saúde mental. Durante o ‘Roda de Conversa’, os participantes puderam interagir com questionamentos, relatos de experiências e posicionamentos, ajudando na discussão da temática.

Edição especial do Roda de Conversa discutiu o tema Inclusão Social e a realidade educacional: os desafios da escola contemporânea’. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
Edição especial do Roda de Conversa discutiu o tema Inclusão Social e a realidade educacional: os desafios da escola contemporânea’. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

     O professor de Educação Física da Escola Estadual Secretário Olinto Orsini, no município de Bueno Brandão, Francis Beghini da Silva, ressalta a importância da discussão dos temas ligados a inclusão social. “Esse formato do ‘Roda de Conversa’ é bastante interessante, pois propicia a troca de experiências. O tema discutido está ligado a uma realidade que está cada vez mais presente nas nossas escolas”, afirma.


Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Concurso: "Eu Faço a Diferença com o PROEB"

     Parabenizamos a aluna Moara de Carvalho Ribeiro da Escola Estadual Nilo Peçanha, Itamonte-MG, vencedora do Concurso “Eu faço a diferença com o PROEB”.

      A aluna foi escolhida com a frase e mascote abaixo:

concurso proeb.jpg
     O concurso foi uma iniciativa desta SRE visando sensibilizar e motivar os alunos à realização das avaliações do PROEB, que acontecerão dias 29 e 30 de outubro de 2013.


Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

7ª Edição do Prêmio: "Professores do Brasil"

          Estão abertas até o dia 30 de outubro, as inscrições na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Iniciativa é voltada aos educadores das redes públicas de ensino que desenvolvem experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. O prêmio é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo reconhecer o mérito de educadores, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica.  Clique aqui para se inscrever!

Prêmio Professores do Brasil recebe isncrições até o dia 30 de outubro. Crédito: Divulgação
Prêmio Professores do Brasil recebe isncrições até o dia 30 de outubro. Crédito: Divulgação

          O Prêmio é dividido em duas categorias: temas livres e temas específicos. A primeira é separada apenas por período – educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A segunda categoria engloba os subtemas educação integral e integrada; ciências para anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental; e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
          Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão o valor de R$ 6 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. O vencedor de cada uma das oito subcategorias será conhecido na cerimônia de premiação do concurso e receberá um prêmio extra de R$5 mil.

Valorização das experiências exitosas

          O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.


10ª Feira Cultural da E.E. Felizarda Russano

A E. E. Felizarda Russano, de Pouso Alto, realizará amanhã, dia 18 de Outubro sua Feira Cultural.


A feira, este ano, está na sua 10ª edição e traz como temas a Sustentabilidade e o Centenário do poeta Vinícius de Moraes.
Haverá eventos em todos os turnos de funcionamento da escola.
O convite para participar da feira é aberto a toda a comunidade.
 
 
 
Aproveito para agradecer o convite feito pelo professor Antônio Carlos e parabenizar a escola por mais essa realização!
 

Vamos prestigiar!!!
 
Beijinhos
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Sequências Didáticas de Matemática para 9º ano

Queridos professores,

O nosso blog continua firme com o objetivo de auxiliar, cada dia mais, o prazeroso trabalho em sala de aula. Além de materiais meus, conto com a participação de diversos colegas.

Dessa vez a analista Karine Nayara F. Valle, da SRE da Metropolitana A é a nossa colaboradora. Desde já agradeço a analista e parabenizo-a pelo excelente trabalho!

Sequência Didática 1: Representações Gráficas.

CBC:
Eixo Temático III - Espaço e Forma
Tópico 13. Figuras planas
Habilidade 13.5. Reconhecer e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos.

Matriz de Referência:
D9: Identificar e localizar pontos no plano cartesiano e suas coordenadas e vice-versa.

Sequência Didática 2: Juros

CBC:
Eixo Temático I - Números e Operações
Tópico 6. Juros
Habilidades 6.0. Conceitos
                    6.2. Resolver problemas que envolvam o cálculo de prestações em financiamentos com poucas prestações.
                    6.3. Comparar preços à vista e a prazo.

Matriz de Referência:
D25: Resolver situações-problema que envolvam porcentagem.

Bom trabalho a todos...
Beijinhos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Atividade de Intervenção - Resolução de Problemas

              Com o objetivo de verificar as habilidades básicas em Matemática dos alunos, segue teste de resolução de problemas que pode ser utilizado com alunos de 6º ao 9º anos de acordo com o nível das turmas supracitadas.


Teste de Resolução de Problemas


          A resolução de problemas é um metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. Assim, sugiro que, após a aplicação do teste e do diagnóstico feito com base nos resultados dos mesmos vocês, queridos professores, trabalhem de forma dinâmica com os alunos para que os mesmos consigam consolidar o que ficou em defasagem. Vale ressaltar a necessidade de explorar o raciocínio e a linguagem matemática com os alunos.

Espero que gostem!!!

 Intervenção Sugerida - Teste: Resolução de Problemas


Beijinhos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Atividade de Intervenção - Gênero textual: Tirinha

Olá meus amigos, desculpe pelo tempo afastada!!!!
Estou de volta e cheia de novidadesssssss!!!!

Que tal iniciarmos por uma atividade de Língua Portuguesa???
A atividade proposta trabalha com uma tirinha do Cebolinha. Pode ser trabalhada com alunos dos 6ºs aos 9ºs anos.
 
Após a aplicação da atividade o professor terá um diagnóstico das defasagens dos alunos de acordo com as habilidades avaliadas. Para que o professor faça uma intervenção pontual a fim de sanar tais defasagens, segue abaixo uma sugestão de intervenção para ser utilizada com os alunos. Essa intervenção visa a diferenciação entre Tirinha e História em Quadrinhos e foi elaborada pela Equipe PIP / CBC da SRE de Curvelo.

Beijinhos a todos

Ruanna Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu